---------------------------------------NOTÍCIAS
15 out. 2013

GUPPY AJUDA A COMBATER A DENGUE EM ALAGOAS

Clique aqui para assistir o vídeo.

É citado nesse vídeo, produzido pelo programa Globo Rural, que depois de dez anos de pesquisa, isso mesmo; 10 anos de pesquisa, a Secretaria de Saúde de Colônia Leopoldina-AL concluiu que os Guppies selvagens - lá chamados de Barrigudinhos - comem as larvas do mosquito transmissor da dengue.

Barbados poderia ser considerada um “paraíso” no que se refere à virtual ausência de mosquitos transmissores de malária, em uma região onde esta doença é considerada endêmica. Este fato levou autoridades sanitárias de diversos países a introduzir Guppies selvagens em córregos, valas, várzeas, brejos e pauis, onde, devido à sua resistência e prolificidade, adaptou-se muito bem.

No Brasil, o Guppy se espalhou rapidamente em diversos lagos, brejos, lagoas, rios e riachos, após a década de 50, para controlarem os mosquitos do gênero Anopheles, transmissores da malária. Esses mosquitos, bem como os mosquitos do gênero Aedes - transmissores da dengue - preferem águas paradas e límpidas, dando preferência para corpos d´água menores e mais isolados.

Hoje esses peixes podem ser encontrados em todos os estados, mesmo em regiões mais frias e em lugares poluídos.

Assista o vídeo em http://goo.gl/YCfWj.

 

Michel Bruno
(michel@ccg.org.br / guppy.michelbruno.com)
Graduado em Gestão Ambiental pela Uni-ANHANGUERA; Pós-Graduando em Agronegócio pela UFPR; Consultor, Corretor e Administrador de Seguros na Núcleo Corretora de Seguros; Aquicultor Hobbysta e Selecionador desde 1992; Consultor e Pesquisador em Aquicultura Ornamental & Meio Ambiente; Apaixonado pela espécie Poecilia reticulata e sua variabilidade genética; Juiz de Exposições de Guppies; Membro da Diretoria & Comissão de Arbitragem da Confederação dos Criadores de Guppy-União das Confederações de Aquarismo do Brasil (CCG–U.C.A.B.); Membro da International Fancy Guppy Association (IFGA); Membro da World Guppy Association (WGA).


A PISCICULTURA ----- O AQUICULTOR ----- DICAS ----- PORTFÓLIO ----- CONTATO