-----CONSELHOS PARA INICIANTES

1 jun. 2013

COMO COMEÇAR A CRIAR GUPPIES

 


--------------------------------------------- peixes e foto por Carlos Henrique

 

Durante este artigo, vou assumir uma pessoa quer criar peixes de qualidade. Algumas pessoas só desejam ver um aquário cheio de guppies bonitos. Estes peixes, como você sabe, vêm em uma diversidade de cores, tanto em cores de nadadeiras como em cores de corpo. Existem também guppies albinos.

Não me entenda mal, eu não tenho nenhum problema em manter guppy deste tipo. Existem hobbystas, no entanto, que gostaria de reproduzir e criar algumas boas variedades. O erro que essa pessoa faz é misturar alguns bons peixes. Eles vão misturar half black reds com half black greens e outras cores. É possível que alguns bons vira-latas sejam obtidos, mas essa sorte será por pouco tempo. A fim de estabelecer um programa de melhoramento genético verdadeiro, você deve primeiro decidir qual linhagem ou tipo de cor você mais gosta. Você também deverá procurar obter ao menos um trio (1 macho e 2 fêmeas). Se você tem um monte de aquários, dois trios seriam ainda melhor. Você deve ter pelo menos sete ou oito tanques por trio.

Agora vem a parte difícil. Essa parte é onde obter os reprodutores. Você quer peixes de um criador com boa reputação. Eu sugiro ir a IFGA (International Fancy Guppy Association). A IFGA tem um site com todos os tipos de informações. Basta clicar no link show. Exposições futuras serão listadas. Você também pode verificar as classificações atuais e passadas. Nesse momento você poderá ligar os pontos e descobrir quem tem ganhado, por exemplo, na classe red, não só este ano, mas nos últimos cinco anos. Muitas vezes você vai ver o mesmo nome mais de uma vez. Essa pessoa pode não ter ficado em primeiro lugar todo ano, porque a competição é acirrada, mas ele ainda mostra persistência se posicionando entre os quatro primeiros colocados em tantos anos nessa classe de cor. Você também pode entrar no link próximos shows e ver os resultados após esses shows. Você não tem que ser um membro para isso. Dentro do site da IFGA você irá encontrar todos os tipos de clubes, poderá encontrar um clube de guppy, um show ou um indivíduo em sua área.

Uma vez que você encontrar um criador, você pode ligar ou enviar e-mail para essa pessoa para começar a criar. Esteja preparado para pagar qualquer valor a partir de USD$ 30,00 a USD$ 100 por trio, mais frete. Você pode até mesmo ser capaz de visitar o criador e ver como ele opera. Isso é o melhor. Saliento a necessidade de adquirir peixes jovens. Eu prefiro iniciar com reprodutores entre três e quatro meses de idade. Pessoas vêm à minha casa e veem o peixe grande para show e querem eles. Isso não é o que você precisa. Lembre-se que você está comprando a GENÉTICA, não um peixe vistoso. A maioria dos criadores que eu conheço têm pelo menos duas ou três linhas de peixes premiados. Se você só pode ter um trio, peça que as fêmeas sejam de linhas diferentes. Caso contrário, você provavelmente terá um macho e duas irmãs. Esta situação é totalmente aceitável, desde que o criador saiba o que está fazendo.

Além disso, vamos voltar ao exemplo dos dois trios. Você pode solicitar um trio de cada linha. Este exemplo irá lhe dar um melhor resultado final. Você teria agora um programa de melhoramento genético que deverá durar anos.

Mais uma consideração; implica fêmeas grávidas. Muitos criadores mantem seus jovens juntos, enquanto que outros, (eu inclusive), separo machos e fêmeas assim que seu sexo possa ser determinado. Receber fêmeas grávidas deve ser um extra. O destinatário iria ter jovens daqueles peixes rapidamente. Isso é útil caso você perca o macho ou a fêmea da compra original.

Considerações Finais do Tradutor

No Brasil, o site recomendado para pesquisar onde adquirir seus primeiros reprodutores e matrizes é o da Confederação dos Criadores de Guppy-União das Confederações de Aquarismo do Brasil (CCG–U.C.A.B.), em www.ccg.org.br.

Escrito por:
Bob Larsen
Aquicultor; Membro da International Fancy Guppy Association (IFGA).

Traduzido por:
Michel Bruno

(michel@ccg.org.br / guppy.michelbruno.com)
Graduado em Gestão Ambiental pela Uni-ANHANGUERA; Pós-Graduando em Agronegócio pela UFPR; Consultor, Corretor & Administrador de Seguros; Aquicultor, Melhorador Genético & Pesquisador desde 1992; Consultor & Pesquisador em Aquicultura & Meio Ambiente; Apaixonado pela espécie Poecilia reticulata e sua variabilidade genética; Juiz de Exposições de Guppies; Membro da Diretoria & Comissão de Arbitragem da Confederação dos Criadores de Guppy-União das Confederações de Aquarismo do Brasil (CCG–U.C.A.B.); Membro da International Fancy Guppy Association (IFGA); Membro da World Guppy Association (WGA).


A PISCICULTURA ----- O AQUICULTOR ----- DICAS ----- PORTFÓLIO ----- CONTATO